Assine nossa newsletter para se manter atualizado com dicas, notícias e promoções.

A despedida da era da comédia na televisão – 03/04/2024 – por Maurício Stycer.

O Fim de uma Era na TV: Último Episódio de “Curb Your Enthusiasm” pode Encerrar Série

Vai ao ar neste domingo (7), no Max, o último episódio da 12ª temporada de “Curb Your Enthusiasm”. Tudo indica que será o episódio derradeiro da série. Embora Larry David tenha anunciado em outras ocasiões que iria terminar com o programa, e não terminou, desta vez a ameaça parece séria. Sem exageros, isso significará o fim de uma era de comédia na TV.

Assim como aconteceu no episódio final de “Seinfeld” (1989-1998), um julgamento no qual Jerry, George, Elaine e Kramer foram expostos ao júri como pessoas terrivelmente egoístas por tudo o que fizeram em nove temporadas, o capítulo de conclusão de “Curb” deve apresentar um julgamento sobre o caráter peculiar de Larry.

A Influência de Larry David nas Comédias de TV

Cocriador de “Seinfeld”, principal redator e produtor executivo do programa até a sétima temporada, Larry voltou à sitcom para escrever o episódio derradeiro, exibido em maio de 1998. No ano seguinte, a HBO exibiu um especial que mostra o comediante tentando convencer o canal a produzir um programa dele. No ano 2000, finalmente, estreou “Curb Your Enthusiasm”, já com as principais características que o tornariam tão inovador e celebrado.

Na série, que em português significa “contenha o seu entusiasmo” e foi traduzida como “Segura a Onda”, Larry interpreta uma versão de si mesmo. É um comediante de origem judaica, rico, heterossexual, que joga golfe com os amigos num clube exclusivo de Los Angeles.

O Polêmico Humor de Larry David

Diferentemente da prática normal, as falas de “Curb Your Enthusiasm” são improvisadas pelos atores. O roteiro prevê detalhadamente as situações que irão acontecer, mas os diálogos são desenvolvidos durante a gravação. Com seu empresário Jeff Greene (Jeff Garlin) como principal testemunha, ou cúmplice, e, desde a sexta temporada, Leon Black (vivido por J.B. Smoove) como hóspede de sua mansão, Larry dedica-se à arte de provocar dissensão, chocar e ofender.

Sempre na contramão do politicamente correto, suas observações sobre minúcias do cotidiano atingem indiscriminadamente mulheres, crianças, gays, negros, judeus, pessoas com deficiência, funcionários humildes etc. Privilegiado e sonso, mas raramente injusto, Larry observa com espanto as transformações, para pior, que enxerga em seu mundo.

O Futuro de Larry David na TV

Na temporada passada, exibida em 2021, Larry e Jeff fazem um tour por diferentes produtoras, inclusive a Netflix e a HBO, na tentativa de vender a ideia de uma nova série. Sem nenhuma sutileza, ele mostra como todas usam os mesmos critérios de ordem identitária para aprovar projetos.

É surpreendente que Larry David tenha conseguido sobreviver, até hoje, ao cancelamento. Talvez seja uma consequência do seu humor sempre autodepreciativo. E também do fato de se posicionar, de um modo geral, como um solitário que inspira fragilidade e, eventualmente, alguma consideração.

Como disse Jeff Schaffer, produtor executivo da série, à revista “Vanity Fair”: “Ninguém quer que ele se aposente. As pessoas precisam de Larry, embora o sentimento não seja mútuo”. Aos 76 anos, o comediante ainda tem muito o que cutucar.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/mauriciostycer/2024/04/o-fim-de-uma-era-de-comedia-na-tv.shtml

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Parecidos

Zahy Tentehar, atriz, cantora, ativista e artista visual, homenageia suas raízes indígenas em ‘Falas da Terra’

Artista indígena Zahy Tentehar e sua jornada para representatividade na cultura Muita coisa aconteceu na vida de Zahy Tentehar, desde que ela veio para o Rio de Janeiro aos 19 anos “tentar a sorte”. Nascida na aldeia Colônia, no território indígena Cana Brava, no Maranhão, a atriz, cantora e ativista hoje com 34 anos, apresenta

Leia Mais →