Assine nossa newsletter para se manter atualizado com dicas, notícias e promoções.

A estreia da primeira cirurgia de coluna vertebral realizada pelo robô Mazor no Brasil

Mazor: O Robô de Tecnologia em Saúde que Revoluciona Cirurgias de Coluna

Ah, sim, Mazor é o seu nome. Lê-se “mazór” — eu mesma o pronunciava errado, com um sotaque metido a inglês, quando o som de origem é do hebreu. O significado é “cura”. E mais simpático do que esse sentido só mesmo a aparência do robô da Medtronic, uma das líderes mundiais em tecnologia em saúde.

Pela foto — veja! —, Mazor até parece ter cabeça e um par de olhinhos. Sem dúvida, hoje em dia ele é o melhor auxiliar que se poderia imaginar para a realização de artrodeses — este nome, já mais difícil e do puro “medicinês”, se refere a procedimentos em que se colocam parafusos para fixar vértebras da coluna.

O Primeiro Caso Brasileiro

Enquanto a senhora de 80 anos não chegava para ser sedada, ainda aguardando no corredor, o doutor Luciano Miller me explicava: “A paciente sente muita dor porque tem uma compressão dos nervos e um escorregamento de vértebra na região lombar”.

Segundo ele, uma vértebra da coluna pode ficar assim, mais solta, por algumas razões. Naquele caso, era por uma degeneração causada pelo processo de envelhecimento. “Mas o problema também pode ser provocado por uma fratura, quando não apenas a vértebra é quebrada, como há dano nos ligamentos”, acrescentou. “E, às vezes, o motivo é um tumor que destruiu um pedaço desse osso, fazendo com que perdesse parte da sustentação”, disse, dando mais um exemplo.

Seja como for, a estabilidade das vértebras é um dos critérios no momento de os médicos planejarem uma cirurgia de coluna. “Se uma delas está instável, logicamente ela perde a capacidade de fazer movimentos da forma normal, o que gera sofrimento e compromete demais a qualidade de vida”, justificou o doutor Miller. “Então, antes mesmo de descomprimirmos os nervos, precisamos estabilizar esse segmento com parafusos, conectando uma vértebra à outra, até para evitar que o problema retorne”.

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/lucia-helena/2024/04/09/como-foi-a-primeira-cirurgia-de-coluna-vertebral-do-robo-mazor-no-brasil.htm

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Parecidos

Zahy Tentehar, atriz, cantora, ativista e artista visual, homenageia suas raízes indígenas em ‘Falas da Terra’

Artista indígena Zahy Tentehar e sua jornada para representatividade na cultura Muita coisa aconteceu na vida de Zahy Tentehar, desde que ela veio para o Rio de Janeiro aos 19 anos “tentar a sorte”. Nascida na aldeia Colônia, no território indígena Cana Brava, no Maranhão, a atriz, cantora e ativista hoje com 34 anos, apresenta

Leia Mais →