Assine nossa newsletter para se manter atualizado com dicas, notícias e promoções.

Acre abriga a primeira edição do Festival de Cinema Indígena Itinerante “FestCine Originários”





Destaque: Festival Cinema Indígena Itinerante

Destaque: Festival Cinema Indígena Itinerante

Como parte do mês de visibilidade da luta dos povos indígenas, será lançado no dia 6 de abril, próximo sábado, na Terra Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima, a primeira edição do Festival Cinema Indígena Itinerante: FestCine Originários. O evento contará com exibições de produções indígenas, formações, e debates em um esforço para promover a cultura e as narrativas dos povos originários. O FestCine Originários pretende conectar o público com as diversas realidades e experiências presentes nas obras exibidas, além de aproximar a população não indígena do universo da cultura originária.

Rodas de conversa com lideranças indígenas

A cada sessão do festival, haverá um bate-papo enriquecedor com a participação de três lideranças indígenas e protagonistas do cinema brasileiro: José Kaeté, Francisco Hyjnõ Krahô e Edivan Guajajara. Edivan Guajajara, um dos diretores do filme “Guardiões da Floresta”, é conhecido por suas obras que dão visibilidade à luta dos povos indígenas brasileiros pela proteção da terra e defesa da Mãe Terra.

O FestCine Originários, idealizado pelo produtor cultural Moisés Alencastro, surge como uma plataforma única, enraizada na visão e compromisso de seus curadores: o cineasta indígena Wewito Piyâko do povo Ashaninka, o cineasta premiado Sérgio de Carvalho e a produtora audiovisual Rose Farias. O festival é uma celebração da vida, da arte e da conexão entre todos os seres vivos neste planeta que chamamos de lar.

Além disso, o evento contará com a participação de jovens artistas indígenas de diferentes povos do Acre, que vivem em contexto urbano, e que foram convidados para expor seus artesanatos e realizar shows artísticos. O FestCine Originários busca ser um espaço de celebração e reflexão sobre a pluralidade e profundidade das culturas indígenas, através da exibição de uma ampla gama de filmes.

O festival, apoiado pelo governo federal e Prefeitura de Rio Branco, com financiamento da Lei Paulo Gustavo, tem como objetivo ecoar as vozes e narrativas dos povos originários, tecendo um panorama abrangente da produção audiovisual que transcende fronteiras étnicas e culturais. Entre os destaques da programação, está a exibição dos filmes “A Flor do Buriti” e “A Invenção do Outro”, premiados em festivais internacionais.

Com sessões itinerantes em territórios indígenas e urbanos, o FestCine Originários busca ampliar o alcance e a compreensão dessas narrativas inspiradoras, promovendo um diálogo inclusivo e enriquecedor sobre as histórias, tradições, desafios e visões de futuro das comunidades indígenas.


Fonte: https://ecosdanoticia.net/2024/04/acre-sedia-1-festival-de-cinema-indigena-itinerante-festcine-originarios/

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Parecidos