Assine nossa newsletter para se manter atualizado com dicas, notícias e promoções.

Estudantes de Areias se capacitam em teatro lambe-lambe e realizam espetáculo em parceria com grupo de São José dos Campos.

Grupo Teatro do Imprevisto realiza oficina de teatro de miniaturas em Areias

O Grupo Teatro do Imprevisto (GTI), de São José dos Campos, foi contemplado pelo Programa Ação Cultural (ProAC) para promover a oficina “Miniaturas na Caixa” na Escola Municipal Antonio Pinto de Carvalho Neto, em Areias. A atividade visa introduzir os alunos no universo do teatro lambe-lambe, conhecido por suas miniaturas teatrais.

Evento gratuito e educativo em Areias

A oficina acontecerá nos dias 14 e 15 de março, com a participação dos alunos da escola. Durante o evento, os estudantes serão orientados pelos integrantes do GTI a confeccionarem seus próprios personagens e espetáculos em miniatura. Além disso, eles terão a oportunidade de apresentar suas criações para seus colegas.
O projeto “Miniaturas na Caixa” tem como objetivo difundir a arte do teatro de animação e de bonecos, sendo uma referência no Estado de São Paulo. O GTI realizará duas apresentações do espetáculo na escola, proporcionando uma experiência única para os alunos.

Mini-espetáculos e técnica inovadora

Em “Miniaturas na Caixa”, os espectadores serão conduzidos por quatro tropeiros até as caixas cênicas, onde assistirão a mini-espetáculos com cenários e bonecos em miniatura. A técnica do teatro lambe-lambe utiliza jogos de luz e sombra para enriquecer as narrativas e transportar o público para um mundo de símbolos e lendas.
Atendendo à inspiração dos antigos fotógrafos lambe-lambe, o espetáculo permite que a plateia espreite a “realidade em miniatura” através de um furo na caixa cênica. A oficina e as apresentações visam preservar e divulgar essa técnica tradicional.

Participe da oficina e espetáculo “Miniaturas na Caixa”

Infelizmente as atividades são restritas aos alunos da Escola e acontecerão nos dias 14 e 15 de março, das 8h às 12h, na Escola Municipal Antonio Pinto de Carvalho Neto, em Areias. As apresentações do espetáculo acontecerão no dia 14, às 14h, e no dia 15, às 11h.

*Artigo corrigido a partir do comentário de Cris Lopes, assessora de imprensa do GTI.

Facebook
Twitter
Email
Print

Comentários 2

  1. Julia, tudo bem? Primeiramente, gostaria de agradecer a divulgação da oficina e apresentações do GTI em Areias. No entanto, gostaria de fazer duas observações: os alunos vão aprender a técnica de teatro lambe-lambe em dois dias de oficina e apresentarão as histórias deles em uma mostra na própria escola para os colegas, não com o GTI. O que haverá na escola também, daí com os artistas da trupe, são duas apresentações do espetáculo Miniaturas na Caixa. A segunda observação é que as atividades são exclusivas para alunos da escola, ou seja só alunos de lá participarão.

    Abs. Cris Lopes – assessora de imprensa do GTI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Parecidos

Zahy Tentehar, atriz, cantora, ativista e artista visual, homenageia suas raízes indígenas em ‘Falas da Terra’

Artista indígena Zahy Tentehar e sua jornada para representatividade na cultura Muita coisa aconteceu na vida de Zahy Tentehar, desde que ela veio para o Rio de Janeiro aos 19 anos “tentar a sorte”. Nascida na aldeia Colônia, no território indígena Cana Brava, no Maranhão, a atriz, cantora e ativista hoje com 34 anos, apresenta

Leia Mais →