Assine nossa newsletter para se manter atualizado com dicas, notícias e promoções.

Filme destaca semelhanças com a reforma agrária de Jango em 1964, segundo chefe – 29/03/2024 – Poder



Documentário “Terra Revolta” Revela História de João Pinheiro Neto

João Pinheiro Neto: O Homem por Trás da Política Agrária de Jango

Em meio à comemoração dos 60 anos do golpe militar, um nome ressurge do esquecimento: João Pinheiro Neto, responsável pela área de reforma agrária no governo de João Goulart. O documentário “Terra Revolta”, dirigido por Barbara Goulart e Caio Bortolotti, promete trazer à tona a trajetória desse personagem pouco lembrado.

O Legado de Pinheiro Neto

Nascido em uma família influente da política mineira, Pinheiro Neto foi assesssor de Juscelino Kubitschek nos anos 1950 e ministro do Trabalho durante o período parlamentarista. Sua atuação mais marcante foi à frente da Supra, órgão responsável pela Reforma Agrária, durante o governo de Jango.

A Luta Contra a Desigualdade

Apesar de não ser um extremista de esquerda, Pinheiro Neto decidiu enfrentar a desigualdade social, apoiando as medidas de reforma agrária propostas por Jango. Seu trabalho foi alvo de críticas por fazendeiros, empresários e militares, culminando na sua prisão após o golpe militar.

O Veredito Final

Após ser defendido por Sobral Pinto em julgamento, Pinheiro Neto foi absolvido, porém nunca mais retornou à vida pública. Sua história, agora retratada no documentário “Terra Revolta”, lança luz sobre um período conturbado da política brasileira e a luta pela justiça social.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/03/filme-lembra-chefe-da-reforma-agraria-do-governo-jango-em-meio-aos-60-anos-do-golpe.shtml

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Parecidos

Zahy Tentehar, atriz, cantora, ativista e artista visual, homenageia suas raízes indígenas em ‘Falas da Terra’

Artista indígena Zahy Tentehar e sua jornada para representatividade na cultura Muita coisa aconteceu na vida de Zahy Tentehar, desde que ela veio para o Rio de Janeiro aos 19 anos “tentar a sorte”. Nascida na aldeia Colônia, no território indígena Cana Brava, no Maranhão, a atriz, cantora e ativista hoje com 34 anos, apresenta

Leia Mais →