Assine nossa newsletter para se manter atualizado com dicas, notícias e promoções.

Inicia hoje em Lisboa o Festival Belém Soundcheck, reunindo diversos universos musicais




Festival de Música Belém Soundcheck Começa com Grandes Nomes em Lisboa

Dois concertos já esgotados, de Maria João e Camané, dão início hoje ao Belém Soundcheck, um novo festival no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, que comporta uma “multiplicidade de universos musicais”.

Este festival, que será bienal, tem uma programação apontada para vários públicos, com quatro dias de concertos que vão “do fado à música erudita, do jazz à eletrónica, das músicas do mundo às sonoridades exploratórias”, como descreve o CCB.

Grandes Nomes da Música em destaque

Hoje, o primeiro dia cumpre-se com um concerto de Camané no grande auditório, onde o fadista vai interpretar um repertório exclusivamente de canções de José Mário Branco, músico que lhe produziu vários álbuns.

No pequeno auditório estará a cantora Maria João com o concerto “Songs for Shakespeare”, desenhado com o músico João Farinha, a partir do universo literário do dramaturgo inglês.

Programação diversificada e internacional

Do festival destaca-se ainda a atuação no sábado, também já esgotada, da escritora e cantora norte-americana Patti Smith com os Soundwalk Collective, fundados por Stephan Crasneanscki, com quem tem colaborado no projeto de música e poesia “Correspondences”.

Em complemento, no sábado também abre ao público a instalação artística multidisciplinar “Evidence: Soundwalk Collective & Patti Smith”, que evoca a obra dos escritores Artaud, Rimbaud e René Daumal, conjugada com sons, imagens e filmes captados em várias paragens do planeta.

Exposição artística em destaque

Esta exposição ficará patente no CCB até 08 de setembro.

No sábado, no mesmo dia de Patti Smith e Soundwalk Collective, também se apresenta a cantora britânica Tirzah, estando o concerto igualmente esgotado.

Encerramento em grande estilo

O Belém Soundcheck contará ainda com concertos do agrupamento Il Giardino Armonico, com o violoncelista Giovanni Sollima, e do pianista brasileiro Amaro Freitas, ambos na sexta-feira.

No domingo, o festival encerra com a orquestra Kremerata Baltica, sob a direção de Gidon Kremer, a interpretar repertório de compositores como Arvo Pärt, Vidmantas Bartulise, Chopin e Pizzolla.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/festival-de-multiplos-universos-musicais-belem-soundcheck-comeca-hoje-em-lisboa/

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Parecidos

Zahy Tentehar, atriz, cantora, ativista e artista visual, homenageia suas raízes indígenas em ‘Falas da Terra’

Artista indígena Zahy Tentehar e sua jornada para representatividade na cultura Muita coisa aconteceu na vida de Zahy Tentehar, desde que ela veio para o Rio de Janeiro aos 19 anos “tentar a sorte”. Nascida na aldeia Colônia, no território indígena Cana Brava, no Maranhão, a atriz, cantora e ativista hoje com 34 anos, apresenta

Leia Mais →