Estela Ceregatti e Grupo É Bem Mato Grosso Lançam Projetos Culturais
Três projetos que contemplam a música e as artes visuais estão sendo lançados com recursos do Governo de Mato Grosso para levar cultura e lazer à população. As atrações incluem show da cantora Estela Ceregatti, neste sábado (16.03), em Chapada dos Guimarães, e a abertura de exposição da artista Mari Gemma De La Cruz, no próximo dia 21, em Cuiabá. Há também o lançamento de novas músicas do grupo de siriri É Bem Mato Grosso, já disponível na internet.
Os projetos estão sendo realizados por meio do Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
O show da multiartista cuiabana Estela Ceregatti será às 20h, na recém inaugurada rua coberta (rua Quinco Caldas), de Chapada dos Guimarães. A apresentação abre a turnê Canteiro e marca o lançamento do videoclipe Mulheres Sementeiras. A entrada é gratuita.
Lançamento de EP do grupo É Bem Mato Grosso
O grupo de siriri É Bem Mato Grosso acaba de lançar no Youtube o EP ‘Nossa Cultura Secular’. O trabalho traz quatro faixas que retratam tradição, lendas e religiosidade, harmonizados pela batida dos instrumentos tradicionais do cururu e siriri como a viola de cocho, mocho e ganzá.
O EP (chamado assim por ter menos músicas que um álbum) está disponível para ouvir neste LINK. O trabalho tem composições dos artistas Edmilson Maciel e Edson Garcia, e vozes de Edmilson Maciel, Rosany Costa Santos e Vida Maria Maciel.
Exposição Anfêmera – Mari Gemma De La Cruz
A exposição de artes visuais Anfêmera, da artista Mari Gemma De La Cruz, abre para o público na próxima quinta-feira (21-03), às 19h, no Centro Cultural Casa Cuiabana, em Cuiabá. A mostra reúne imagens, vídeo e instalação que abordam a visão da artista sobre o envelhecer feminino, e as transformações e sentimentos vivenciados pelas mulheres neste período.
O trabalho é resultado de uma pesquisa feita pela artista em 2019 e 2020, período em que ela mesma confrontou sentimentos de inquietação, perdas e mudanças na vida pessoal, além de reflexões sobre etarismo, padrões sociais e comportamentais.
A proposta é trazer percepções e reflexões comuns às mulheres que estão passando pela envelhescência (entre 45 e 60 anos de idade), e mostrar uma perspectiva pessoal da necessidade de reconstrução de si e de desapegar de objetos e significados guardados ao longo do tempo.
Antes de chegar a Cuiabá, a mostra Anfêmera foi apresentada em exposições coletivas no México, Argentina e Espanha. O período para visitação ao público na Capital será de 22 de março a 20 de maio, das 8h às 18h, com entrada gratuita.