Assine nossa newsletter para se manter atualizado com dicas, notícias e promoções.
esporte fino feminino

Esporte Fino Feminino: como acertar no look?

Com certeza, vocês já receberam um convite e nele estava escrito: “esporte fino”. Ter um dress code no evento pode ser intimidante por não sabermos o que se encaixa direito nas regrinhas! Por isso, é bom procurar algumas dicas e inspirações para ter certeza que não vamos cometer uma gafe ou apenas para buscar inspiração!

Dizem que se vestir bem é estar bem-vestido para uma determinada ocasião e isso é exatamente o que vamos fazer nesse post. Vem comigo! ❤️

O Dress Code

O que é?

Dress code, em tradução livre, significa código de vestimenta. Mas, na prática, são apenas regrinhas sobre como nos vestir em determinadas situações. Recebeu um convite de casamento? Lá está o dress code. E é aí que mora a importância de estar bem vestido para uma ocasião específica.

Pode parecer algo ultrapassado, mas estamos falando de decoro. Viver em sociedade implica seguir algumas regras, inclusive no que diz respeito à vestimenta. Não é aceitável, por exemplo, usar uma mini saia em uma missa de sétimo dia. É uma questão de respeito ao local e às pessoas ao seu redor, não é?

Desvendando os Códigos de Vestimenta

Esporte Casual

Vamos começar pelo mais informal de todos: o Esporte Casual. Aqui, não estamos falando de roupa de ginástica, ok? É o momento para o bom e velho jeans, camisetas, jaquetas de couro, vestidinhos curtos, shorts, tênis ou rasteirinhas. Ideal para almoços de domingo, churrascos entre amigos, festas de família e aniversários. Lembre-se: um visual despojado e confortável, mas nada de desleixado!

Esporte Fino

Agora, subindo um degrau na formalidade, temos o Esporte Fino. Perfeito para eventos tanto diurnos quanto noturnos, como coquetéis. Invista em alfaiataria, vestidos midi, pantalonas e tecidos mais nobres. Nos pés, um salto de bloco é uma ótima escolha. É o tipo de visual que usamos em ambientes mais formais, como no trabalho ou em eventos corporativos, jantares e coquetéis.

Social

O dress code social é mais formal e bastante utilizado por empresas em eventos noturnos, como casamentos, formaturas e festas de empresa. Terninhos, peças estruturadas, camisarias, vestidos longos e mídi são opções elegantes. À noite, pode-se adicionar brilho, fendas, decotes e transparências.

Black Tie

Agora, para eventos de gala e ocasiões extremamente formais, temos o Black Tie ou Traje a Rigor. Estamos falando do ápice da formalidade, como festas de casamento sofisticadas e jantares requintados. Vestidos com tecidos nobres, como seda e cetim, pedrarias, renda e brilho são bem-vindos. Nos pés, um salto alto é essencial, assim como joias e uma clutch.

Esporte fino feminino: como acertar no look?

Quando o convite diz “esporte fino”, a palavra “esporte” já descarta vestidos longos glamorosos e nos deixa mais à vontade. A ideia é estar arrumada, mas de uma forma mais descontraída. Em outras palavras, é a arte de se vestir de maneira elegante e confortável ao mesmo tempo.

Lembrem-se sempre: uma roupa esporte fino é aquela que possui tecidos de qualidade, um bom corte e beleza. Afinal, ninguém quer passar horas desconfortável durante um evento longo, não é mesmo?

Dos and Don’ts (Faça e não faça) do esporte fino!

Jeans Está Proibido!

No esporte fino, deixamos o jeans de lado e apostamos na elegância da alfaiataria. Calças de alfaiataria são perfeitas para compor esse visual. Por favor, não apareça na festa usando jeans, a não ser que você saiba muuuuuuuuuito inovar!

Invista em Lapelas

Terninhos não são minha peça preferida, pois acho um pouco brega e “claustrofóbico”, é apertado, mas ao mesmo tempo não valoriza meu corpo. Mas se você não quer se arriscar muito, ele pode ser uma escolha certeira. Para substituir o terninho, eu uso lapelas de uma forma mais geral e com peças mais soltas. Esse é um look ótimo para passeios na cidade ou eventos menos “festeiros” em geral.

Explore as Estampas Clássicas

Estampas são bem-vindas, mas as mais clássicas são as melhores opções. Fuja de estampas muito chamativas e opte por florais e listrados mais atemporais.

Varie nas Modelagens e Comprimentos

Não fique presa a modelagens compridas. Vestidos curtos na altura da coxa são elegantes e podem ser adequados para eventos menos formais, como festas. Sem falar quando está muito calor. Esse look é bem aquela vibe comédia romântica de casamento na Grécia!

Escolha Tecidos Sofisticados

Opte por tecidos mais elaborados, como renda e seda, para garantir um visual chique. Porém, toma cuidado para não tornar a peça muito sensual, dependendo da ocasião.

Pantalona, a Elegância Instantânea

Eu não consigo nem descrever o quanto eu amo a pantalona! Dá uma leveza maravilhosa para qualquer look. Ela é uma excelente opção para compor o esporte fino.

É só vestir ela com uma blusinha leve e eu fico assim: sóbria e despojada. Não tem erro.

O Pretinho Básico Sempre Funciona:

Claro, não poderíamos esquecer do clássico pretinho básico. Um vestido preto, com um corte que valorize seu corpo, pode ser a escolha perfeita para o esporte fino. Demonstra elegância e sobriedade, longe das invenções do streetwear (que eu amo!). Para dar um toque pessoal e não ficar muito basic, eu capricho nos acessórios quando me visto mais monocromática.

Conclusões

Então, meninas, agora já fica mais fácil não errar no esporte fino, não é? Quando a gente pensa nele, pode parecer complicado, mas a verdade é que com algumas regrinhas muito básicas a gente consegue transformar quase qualquer look para caber nesse dress-code. Se você estiver buscando algumas inspirações antigas, eu indico vocês pesquisarem sobre o “preppy style”, que era o estilo dos universitários americanos no passado.

Hoje em dia, inclusive, eu sinto que a moda está puxando o esporte fino muito mais para o esporte do que para o fino (haha). As roupas estão mais folgadas, não só a calça, mas também as blusas e o uso de tênis estão muito mais comuns. Às vezes até com um tênis sneaker de corrida branco (meio dad shoes, sabe?). Acho que essas tendências já cabem muito bem em uma festa de trabalho!

Espero que vocês tenham gostado do post, qualquer dúvida é só deixar uma pergunta que eu respondo, tá bem? Beijo, até a próxima! ❤️

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Parecidos

Kirsten Dunst acredita que um filme sobre a Aranha seria desnecessário

Desinteresse de Kirsten Dunst por Quarto Filme do Homem-Aranha Kirsten Dunst Não se Mostra Empolgada com Possível Retorno do Homem-Aranha A atriz Kirsten Dunst, conhecida por interpretar Mary Jane na trilogia Homem-Aranha de Sam Raimi, demonstrou desinteresse pelos rumores de um quarto filme da saga. Em uma recente entrevista, Dunst afirmou que um novo longa

Leia Mais →
#CinemaCon 2024: Trailer do novo filme ‘Young Woman and the Sea’, estrelado por Daisy Ridley, é divulgado com descrição!

‘Jovem Mulher e o Mar’: Daisy Ridley protagoniza novo filme baseado em fatos reais Diretamente da CinemaCon em Las Vegas, o CinePop teve a oportunidade de assistir a uma prévia de ‘Young Woman and the Sea’ (Jovem Mulher ao Mar – tradução livre), o novo longa-metragem estrelado por Daisy Ridley, conhecida por seu papel em

Leia Mais →