Subscribe to our newsletter to stay up to date with tips, news and promotions.

Zahy Tentehar, atriz, cantora, ativista e artista visual, homenageia suas raízes indígenas em ‘Falas da Terra’




Artista indígena Zahy Tentehar e sua jornada para representatividade na cultura

Muita coisa aconteceu na vida de Zahy Tentehar, desde que ela veio para o Rio de Janeiro aos 19 anos “tentar a sorte”. Nascida na aldeia Colônia, no território indígena Cana Brava, no Maranhão, a atriz, cantora e ativista hoje com 34 anos, apresenta o especial “Falas da Terra” na TV Globo.

Carreira e representatividade

Com direção artística de Antonia Prado e roteiro assinado por diversos talentos, Zahy mergulha na cultura dos povos originários, refletindo sobre um futuro de coexistência entre necessidades econômicas e preservação ambiental. Sua carreira inclui filmes, teatro e reconhecimento com prêmios como o Shell de melhor atriz de teatro no Rio.
A caçula de 33 irmãos, Zahy valoriza a figura histórica de sua mãe, a primeira pajé mulher da reserva indígena de Cana Brava. A artista se destaca não apenas pelo talento, mas também por sua dedicação à representatividade indígena na cultura brasileira.

Desafios e conquistas

Enquanto Zahy alcança sucesso e reconhecimento em sua carreira artística, ela ainda se depara com desafios e estranhamentos dos hábitos da cidade. A artista destaca a falta de coletividade e a visão negocial presente em todos os aspectos da vida urbana.
Como artista visual, Zahy expande seu alcance com exposições internacionais e projetos em diferentes plataformas de entretenimento. Sua participação em séries e filmes demonstra não apenas sua versatilidade, mas também seu compromisso com a representatividade indígena.

Empoderamento e educação

Zahy destaca a importância do projeto “Falas da Terra” e a projeção cada vez maior dos povos indígenas na arte e na sociedade. A artista ressalta a necessidade de apropriação das ferramentas tecnológicas para preservar e difundir a cultura indígena.


Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2024/04/15/atriz-cantora-ativista-e-artista-visual-zahy-tentehar-celebra-suas-origens-indigenas-em-falas-da-terra.ghtml

Facebook
Twitter
Email
Print

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Similar Articles

Zahy Tentehar, atriz, cantora, ativista e artista visual, homenageia suas raízes indígenas em ‘Falas da Terra’

Artista indígena Zahy Tentehar e sua jornada para representatividade na cultura Muita coisa aconteceu na vida de Zahy Tentehar, desde que ela veio para o Rio de Janeiro aos 19 anos “tentar a sorte”. Nascida na aldeia Colônia, no território indígena Cana Brava, no Maranhão, a atriz, cantora e ativista hoje com 34 anos, apresenta

Read More →